A produção vai bem obrigado, mas as gravadoras…

As vendas de álbuns físicos e digitais nos Estados Unidos caíram 11% em junho em relação a junho do ano passado, para 130,6 milhões.

Para agravar as coisas, o boom recente de turnês musicais, explorado por bandas e gravadoras, dá sinais de fraqueza em função dos altos preços dos ingressos e do clima de incerteza econômica, e as vendas digitais estão crescendo menos que antes.

De acordo com a Nielsen SoundScan –que acompanha as vendas– 4,98 milhões de álbuns foram vendidos na semana que terminou em 30 de maio, possivelmente a cifra mais baixa desde o início dos anos 1970. A título de comparação, o recorde de vendas de álbuns em uma semana, marcado em dezembro de 2000, foi de 45,4 milhões de unidades.

Vendas de CDs são cruciais
Embora as gravadoras grandes e as independentes estejam apostando seu futuro na música digital, quer se tratem de modelos de acesso ou propriedade real, elas não podem dar-se ao luxo de desistir das vendas físicas, responsáveis por cerca de 70% de suas receitas.

“O formato físico está em declínio, mas acho que não vai desaparecer”, disse Ed Christman, que acompanha as vendas musicais para a publicação especializada “Billboard”.

Embora ainda sejam relativamente pequenas em termos de receita para as gravadoras, o digital streaming, os downloads, as assinaturas online e a publicidade são vistos como cruciais para o futuro da indústria.

“A receita é pequena, mas é uma receita”, disse um executivo de grande gravadora. “Lembre-se que 95% do mercado digital é ilegal. Se conseguirmos ampliar bastante esse 5%, teremos um futuro”.

Fonte: Reuters

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Distribuição, Mercado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s