TT Dynamic Range Meter

TT Loudness Meter

TT Loudness Meter

Tanto pra quem esta começando no mercado da produção, quanto pra quem já e macaco velho no assunto, The Loudness War (“a guerra de quem soa mais algo” fica melhor em inglês mesmo!) é sempre um assunto que vem a tona na hora de mixar ou masterizar uma musica ou álbum.

Pra quem não sabe a masterização é uma etapa importantíssima na produção pois ela traz aquele o brilho a musica, equaliza os timbres e deixa tudo mais claro e quente de se ouvir. Para isso é necessário (entre outras coisas) comprimir o sinal de áudio para cortar os picos e ter mais espaço elevar o volume só som.

É um processo bem complicado (diga-se chato as vezes) que exige profissionais experientes com ouvidos serrados e equipamentos/plug-ins carrisimos.

No entanto, ultimamente a industria da musica (ou os profissionais) tentem a comprimir a musica cada vez mais e mais, para que elas possam ficar mais altas e possam assim, “aparecer” mais que a musica anterior que tocou na radio por exemplo.

O problema é que musicas muito comprimidas perdem dinâmica, e sem dinâmica a musica começa a ficar igual do começo ao fim, sem mudancas de intenções ou emoções.

Para resolver esse problema foi criado esse plug-in que mede o quando de dinâmica tem a sua musica.

Basicamente você adiciona ele no seu master fader e examina o indicador do meio (DR), se ele estiver verde, perfeito, sua musica tem dinâmica, se ficar amarelo ou vermelho e melhor você diminuir a compressão.

Por enquanto esse plug-ing e grátis, então aproveita! Para saber mais sobre ele, clique aqui. Ou…

Clique aqui para fazer o download.

Deixe um comentário

Arquivado em Master, Mix, Plug-ins

Deixe um comentário